ARQUITETURA
ARQUITETURA GÓTICA
Arquitetura gótica é um estilo arquitetônico que segundo pesquisas,historicamente, entre a arquitetura românica – vigente no continente europeu no século X – e a arquitetura renascentista – responsável por uma significativa ruptura na história da arte de projetar e construir edifícios, é evolução da arquitetura românica e precede a arquitetura renascentista. Foi desenvolvido na França em pleno período medieval, onde originalmente se chamava "Obra Francesa". O termo 'gótico' só apareceu no final do Renascimento como um insulto estilístico.
Com o gótico, a arquitetura ocidental atingiu um dos pontos culminantes da arquitetura pura. As abóbadas cada vez mais elevadas e maiores, não se apoiavam em muros e paredes compactas e sim sobre pilastras ou feixes de colunas. Uma série de suportes que eram constituídos por arcobotantes econtrafortes possuíam a função de equilibrar de modo externo o peso excessivo das abóbadas. Desta forma, imensas paredes espessas foram excluídas dos edifícios de género gótico e foram substituídas por vitrais e rosáceas que iluminavam o ambiente interno.
Desenho esquemático que representa as estruturas de estilo gótico.
O estilo gótico ficou marcado em muitas catedrais europeias, entre elas a de Notre-Dame, Chartres, Colônia e Amiens, a maioria classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Muitas catedrais góticas caracterizam-se pelo verticalismo e majestade, denominando-se durante a Idade Média, como supremacia e influência para a população.
Catedral de Notre-Dame de Paris, uma das catedrais góticas mais famosas do mundo.
BIOGRAFIA DE OSCAR RIBEIRO DE ALMEIDA DE NIEMEYER SOARES
Niemeyer à época da construção de Brasília.
Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, na rua Passos Manuel, que receberia no futuro o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal. Niemeyer foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos.
"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein. "
— Oscar Niemeyer
Niemeyer passa a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o clube do Fluminense e a Lapa. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio."
Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos da província de Pádua. A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio. O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto. Anna Maria faleceu no dia 6 de junho de 2012, aos 82 anos.
Casado, Oscar troca a vida boêmia pelo trabalho na tipografia do pai. Resolve retomar os estudos. Em 1929 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934.
Desde sempre idealista, mesmo passando por dificuldades financeiras, decide trabalhar sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Não lhe agradava a arquitetura comercial vigente e viu no escritório de Lúcio Costa uma oportunidade para aprender e praticar uma nova arquitetura.
Viúvo desde 2004, casou em novembro de 2006 com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos.
Até 23 de setembro de 2009, quando foi internado, passando em seguida por duas cirurgias, para retirada da vesícula e de um tumor do cólon, o arquiteto costumava ir todos os dias ao seu escritório em Copacabana, onde trabalhava no projeto Caminho Niemeyer, em Niterói, um conjunto de nove prédios de sua autoria. Até outubro de 2009, Niemeyer permaneceu internado no mesmo hospital, no Rio de Janeiro. Em 25 de abril de 2010, foi novamente internado, apresentando um quadro de infecção urinária. O arquiteto deveria participar do lançamento da edição especial da revista "Nosso Caminho", no dia 27 de abril, em homenagem aos 50 anos de Brasília. A festa foi cancelada.
Posições político-ideológico
"As marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos"”-ideias Oscar Niemeyer
Com Leonel Brizola, em 2002, na casa do arquiteto.
A luta política é uma das questões que sempre marcaram a vida e obra de Oscar Niemeyer. Em 1945, já um arquiteto conhecido, conheceu Luís Carlos Prestes e filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Niemeyer emprestou a Prestes a casa que usava como escritório, para que este montasse o comitê do partido. Sempre foi um forte defensor de sua posição como stalinista.] Durante alguns anos da ditadura militar do Brasil auto exilou-se na França. Um ministro da Aeronáutica da época diria que "lugar de arquiteto comunista é em Moscou".Visitou a União Soviética, teve encontros com diversos líderes socialistas e foi amigo de alguns deles. Em 2007 presenteou Fidel Castro com uma escultura de caráter antiamericano: uma figura monstruosa ameaçando um homem que se defende empunhando uma bandeira de Cuba. Em seu discurso de 2007, onde Fidel fala em aposentadoria, faz referência ao amigo Niemeyer: "Penso, como (o arquiteto brasileiro Oscar) Niemeyer, que se deve ser consequente até o final".Esta frase foi repetida em sua carta de renúncia de 18 de fevereiro de 2008.
"Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral." — Oscar Niemeyer
Apesar do discurso comunista, da fama de ser desapegado de dinheiro e pródigo, de ter doado diversos projetos e não ter acumulado fortuna, seus projetos custam altas cifras ao Estado: em 2007, cobrou 7 milhões de reais pelo projeto da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, tendo sua empresa recebido 33,5 milhões de reais do governo federal, entre 1996 e 2008, apenas por projetos de obras em Brasília.
Os engenheiros
Dada a preferência pelo concreto armado e o desenvolvimento das inúmeras possibilidades fornecidas pelo mesmo, as obras de Niemeyer contaram com a fundamental parceria dos engenheiros Joaquim Cardozo (1897-[1978) e José Carlos Sussekind (1947), sendo o primeiro responsável pelo cálculo da maioria das obras da construção de Brasília e o segundo pelas obras da década de 70 até a atualidade. Juntos, Oscar Niemeyer e José Carlos Sussekind publicaram em 2002 o livro Conversa de Amigos - Correspondência entre Oscar Niemeyer e José Carlos Sussekind, uma coletânea das cartas trocadas entre os amigos desde março de 2001 até o início de 2002, onde falam de assuntos diversos: desde arquitetura e engenharia à literatura, filosofia e atualidade política.
ARQUITETURA GREGA
Parthenon
A cultura grega desenvolve-se principalmente na península do Peloponeso, nas ilhas próximas e na costa mediterrânea próxima à atual Turquia, durante o segundo e primeiro milênios A.C. O período considerado mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII A.C. e IV A.C. Concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra (mármore). O Parthenon – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 A.C. e 438 A.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntia. A arquitetura clássica tem como princípios a racionalidade a ordem a beleza e a geometria.
A arquitetura grega tem no templo sua expressão maior e na coluna sua peculiaridade. A coluna marca a proporção e o estilo dos templos.
Na arquitetura do período geométrico, entre os anos 900 e 725 a. c., as casas são de plano irregular e o templo tem planta ora longa e estreita, ora quase quadrada, com uma coluna central (ou fila central de colunas) como arrimo.
Os materiais de construção preferidos eram o tijolo cru e a madeira, com alguma utilização da pedra no período arcaico (600 e 500 a. c.) a arquitetura desenvolve-se a partir de influências da cultura micenica e outras culturas mediterrâneas.
Um sistema de ordens definiu as proporções ideais para todos os componentes da arquitetura, de acordo com proporções matemáticas preestabelecidas. A ordem era baseada no diâmetro de uma coluna, com outros elementos derivando dessa medida.
Podemos citar como importante fato na arquitetura grega, o aperfeiçoamento da ótica (perspectiva), que já começará a fazer parte do período clássico (500 a 300 a. c.)
CURSO UNIVERSITÁRIO DE ARQUITETURA
O Arquiteto e Urbanista é o profissional que cria, desenha, projeta e acompanha a construção de todo tipo de construção e edificação, usando a sua criatividade para melhorar a qualidade de vida das cidades.
É de responsabilidade do profissional de arquitetura o planejamento de todo o contexto urbano da construção, entre as suas principais atribuições estão:
Melhorar a qualidade de vida das pessoas que vão usar o edifício ou casa seja para trabalho ou para moradia
Tirar o melhor aproveitamento possível das vantagens do terreno para a construção
Maximizar a integração urbana do projeto com a região da cidade
Garantir que a obra e a construção pronta tenham a melhor sustentabilidade ecológica possível (aproveitamento da luz natural, ventilação, etc.).
Por formar um profissional com um perfil tão amplo, o curso de arquitetura tem uma grade de matérias bem variada, o estudante de arquitetura estudando desde técnicas de desenho, passando por matemática até o estudo de estruturas.
Ao contrário do que muita gente pensa, e também ao contrário do que acontece com o curso de Engenharia Civil, a base do curso de arquitetura não é a matemática e sim o desenho, seja ele visto do ponto de vista artístico, quanto do ponto de vista técnico.
O profissional formado no curso de arquitetura além de projetar novos prédios e estruturas também pode atuar reformando construções já existentes e até construções históricas (preservação do patrimônio histórico). Seja projetando ou reformando, os arquitetos são os principal profissional que ajudam a construir e melhorar as nossas cidades.
ARQUITETURA DA ROMA ANTIGA
Coliseu
A arquitetura da Roma antiga foi muito importante para a arquitetura moderna, denominada por muitos como arquitetura clássica, por toda a Europa existe edifícios da arquitetura clássica por exemplos o Aqueduto, a basílica, varias estradas, dumos, o Arco Do Triunfo, e o Panteão.
Os monumentos Romanos são facilmente diferenciados pela solidez e resistência, a longevidade e a extensão do império Romano explicam porque os monumentos eram maiores e mais resistentes em relação a outras civilizações.
Até hoje ainda se usam as construções antigas e os conhecimentos adquiridos naquela época, por exemplo, a vila Appia, e os aquedutos que até hoje são utilizados em Roma.
Os Romanos tiveram sua cultura muito influenciada pelas civilizações que passavam ou dominavam, influenciadas com mais intensidade pela Grécia e Etrusca. A herança da Grécia se deu através das ordens dórica e jônica nomes de regiões gregas onde esses estilos eram mais usados, o dórico muito usado no exterior dos templos gregos, acabou sendo mais frequente nas colônias gregas, o jônico mais utilizado em templos onde os deuses eram mulheres era mais usado na costa oeste da Ásia menor. A arquitetura Romana sofreu muita influencia da Grécia principalmente dos estilos jônico, dórico e coríntio. Porem os romanos reinventaram esses estilos aprimorando eles. Os etruscos viviam ao norte da Itália, na região que hoje chamamos de Toscana. Deste povo, os romanos herdaram o emprego do arco e da abóbada. Os templos, por exemplo, receberam influências de ambas as culturas, grega e etrusca: planta retangular, teto de duas águas, vestíbulo profundo com colunas livres e uma escada na fachada dando acesso ao pódio ou à base. Acredita-se que os etruscos ensinaram os romanos a construírem pontes, fortificações, sistemas de drenagem e aquedutos. Muitos desses monumentos não resistiram ao tempo e, por isso, não é possível assegurar o tamanho da influência etrusca.
O Templo da Fortuna Virilis, ainda conservado é uma mostra de que os romanos conseguiram criar uma arquitetura única Ele tanto tinha características gregas, como as colunas jônicas, quanto etruscas, os romanos também construíam muitos templos espaçosos para guardar prêmios de guerra, quando começaram a usar o concreto aumentou as possibilidades arquitetônicas e a construção de um grande numero de edificações sem precisar usar colunas.
O coliseu não era utilizado apenas para batalhas também era utilizado para peças teatrais.
EXPRESSÃO ARTÍSTICA E ARQUITETURA
Expressão Artística é a maneira ou o modo pelo qual o artista realiza a sua obra, temos, assim, a pintura, a escultura, a música, a arquitetura. A arquitetura refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata principalmente da organização do espaço e de seus elementos. Se resumindo a arquitetuta, veremos que ela se manifesta em dois modos diferentes , a atividade e o resultado físico.
ESTILOS ROCOCÓ E BARROCO
ROCOCÓ
O Rococó é conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII. O rococó é um movimento artístico europeu, que apareceu na França, na Alemanha e na Austria entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero de decoração. O estilo colorido e galante predomina principalmente na decoração do interior de igrejas, palácios e teatros, mas também produz obras inquietantes na pintura e na escultura.
BARROCO
"Barroco" vem da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita". Barroco é um estilo artístico que nasceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, e se espalhando em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e a Contra-Reforma, é conhecido como esplendor exuberante. De certo modo o Barroco foi uma continuação natural do Renascimento, porque ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse pela arte da Antiguidade clássica, embora interpretando diferentemente, o que teria resultado em diferenças na expressão artística de cada período.
ARQUITETURA E RELIGIOSIDADE
Catedral de Aparecida
No curso do homem em seu “universo” no planeta, este se depara com grandes desafios que vem a modificar radicalmente sua maneira de ser e sobreviver, diante de tamanhas transformações. Entretanto, nos momentos de necessidades contemplativas e espirituais, ele procura os locais mais elevados para se proteger, proferir sua fé e seus ritos: as montanhas, os templos, as catedrais ou as instalações que o leve mais próximo de suas deidades tais como; o sol, os heróis de carne ou míticos, criaturas da natureza e, universalmente, de um deus conceitual e/ou encarnado. E, no salto dessa história, aquela procura se converte em religião e chega aos demais, através do aceite de seus códigos e significados, incorporados, principalmente, pelos movimentos carismáticos da contemporaneidade.
As edificações religiosas acompanham trajetoriamente a abrigação dos fiéis em seus eventos, na profissão de seus dogmas e, assim, nos continentes, vão aparecendo as mais variadas formas de se edificar abrigos-místicos, acompanhando as culturas, os climas e os materiais originários de cada região - são os objetos arquitetônicos, produzidos em cada época, como “rastros” tecnológicos ou experimentais para as reuniões e energização espiritual.
A arquitetura sacra ao longo de sua história responde às exigências, aos simbolismos e ideologias expressivamente ligadas ao passado, dando lugar as propostas contemporâneas que muito das vezes se privam do valor artístico.
Na arquitetura moderna a ideia principal consiste na transferência para a transcendência religiosa, por meio dos axiomas de desvalorização do material, a negação da particularidade, da formal individualidade, do anti contextualismo, do apelo salvacionista, da intencionalidade, originalidade e da novidade que as “catedrais” de nosso tempo, tanto almejam em seus projetos edifica tórios, espalhados nas grandes metrópoles do planeta, na intenção maior da procura de novos caminhos nessa trajetória construtiva de novos valores e na aspiração da dignidade humana.
Integrantes: Vitor Lima,Luis Gustavo,Caio Vieira e Richard Reginaldo.
nussss muito bom o trbalaho melhor que já vi
ResponderExcluirESSE BLOG É O MELHOR ME AJDOU MT!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO melhor ficou otimo parabéns
ResponderExcluirFicou muito bom povo, parabéns!
ResponderExcluir