quinta-feira, 14 de junho de 2012

Roda Viva (Chico Buarque)

Roda Viva
A peça Roda viva foi escrita por Chico Buarque no final de 1967 e estreou no Rio de Janeiro, no início de 1968, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa. A temporada no Rio foi um sucesso, mas a obra virou um símbolo da resistência contra a ditadura durante a temporada da segunda montagem. Um grupo (de cerca de 110 pessoas) do Comando de Caça aos Comunistas - CCC - invadiu o teatro Galpão, em São Paulo, em julho daquele ano, espancou artistas e depredou o cenário. No dia seguinte, Chico Buarque estava na platéia para apoiar o grupo e começava um movimento organizado em defesa de Roda viva e contra a censura nos palcos brasileiros.


            O espetáculo conta a história de um cantor que decide mudar de nome para agradar ao público, em um contexto de uma indústria cultural e televisiva nascente no Brasil dos anos 60. A peça é encenada em dois atos, contando a ascensão e queda de Benedito Silva, que passou a adotar o nome de Ben Silver. Mas o que marcou a peça foi a sua agressividade proposital com o intuito de chocar o público para os problemas que cercavam o país na época.
Chico Buarque, alem de autor da peça, também criou a sua canção-tema, com o mesmo título.
Na década de 60, esta canção foi gravada com o grupo MPB4. Em 2004, a cantora Fernanda Porto regravou, ao lado de Chico, uma versão mais moderna de Roda Viva




Wesley Freitas Nº35 1ºD

3 comentários:

  1. PUTA QUE PAROLA!!!!!!!!!!!NUM ACREDITO QUE VC POSTO ESSA DISGRAÇA!!!NAO TEM INFORMAÇÃO NEHUMA!! AFFF

    ResponderExcluir
  2. NA BOA O DE ARQUITETURA É O MELHOR SIGA O EXEMPLO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir